Tudo começou em 1999

Tudo começou no ano de 1999, quando o fundador da Cajamar NET, Paulo Curti, mais conhecido na cidade como Paulinho, na época com 15 anos de idade ganhou da sua mãe um aparelho de vídeo game da Sega chamado Dreamcast. Este era na época o primeiro vídeo game do mundo com conexão a internet. Era internet discada na velocidade de 33k por segundo.

Como o vídeo game se conectava na Internet, Paulinho passou a fazer sites em HTML utilizando o aparelho de vídeo game e seu primeiro site foi um com dicas de jogos e interação entre mais pessoas que utilizavam aquele aparelho de vídeo game na Internet. Tinha até um chat de bate papo utilizando o finado protocolo mIRC.

“Naquela época, conectar-se na Internet era caro. Só dava pra usar nos finais de semana e depois da meia noite porque a conexão era discada e o provedor de acesso era em São Paulo e a ligação de Cajamar pra lá era considerada interurbana, ou seja, bem mais caro” – comenta Paulinho.

Não existia o Google. O único meio de busca na internet era um site chamado “Cadê”. Paulinho vivia buscando pela palavra “Cajamar” nesse site e nada aparecia.

No ano 2000 iniciou os estudos de HTML para aprimorar seus conhecimentos em desenvolvimento de sites e no mesmo ano conseguiu comprar seu primeiro computador.

A partir daí, o seu site sobre assuntos de games feito no console Dreamcast passou a não ser mais desenvolvido utilizando o vídeo game e tornou-se um pouco mais profissional sendo desenvolvido com as técnicas que ele aprendeu no computador. Milhares de páginas de códigos e macetes de vídeo game foram incluídas e a audiência daquele site aumentou.

Mais uma vez buscando pela palavra “Cajamar” na busca do site “Cadê” e não encontrando nada, resolveu, mais tarde, no ano de 2003, registrar o endereço cajamarnet.com.br e colocou no ar o primeiro site de notícias da cidade de Cajamar na Internet: o portal Cajamar NET. O site entrou no ar em maio de 2003. O Portal já começou bem, com uma sessão especial dedicada sobre games que absorveu todas as mais de 25 mil páginas de dicas daquele site de games inicialmente feito no Dreamcast.

Nessa época Paulinho era DJ e tocava em diversas baladas na região. Com o Portal Cajamar NET já online, Paulinho comprou uma máquina de fotos digital (coisa que era difícil de ver naquela época) e passou a fotografar a galera das baladas e disponibilizar as fotos no Portal Cajamar NET em uma coluna especial de baladas.

Em 2004 passou a estudar a linguagem de programação PHP, foi quando o site da Cajamar NET foi totalmente reformulado nesta tecnologia e permitiu que os textos e fotos pudessem ser adicionados dinamicamente. Aí surgiram vários jornalistas colaboradores que passaram a escrever textos com notícias sobre a cidade e publicar no site.

Nessa época da história, nem a prefeitura de Cajamar tinha site na internet. O primeiro site desenvolvido em Cajamar foi o site da Câmara Municipal de Cajamar, o qual foi e é feito pela Cajamar NET até os dias de hoje.

A partir dai o pontapé estava dado e a empresa não parou mais de conquistar novos clientes. Paulinho passou a se especializar mais e mais no mundo da programação e hoje desenvolve sistemas dos mais simples aos mais complexos para clientes que vão desde pequenos empresários até grandes empresas e órgãos públicos.

Em 2018 mais um grande passo foi dado com a aquisição de servidores dedicados dentro de um dos maiores e melhores Data Centers do mundo com atividade no Brasil, mais precisamente em São Paulo.

Hoje, só resta olhar pra trás e ver o quanto aquele vídeo game, um brinquedo, foi útil e deu uma direção profissional na vida de muitos que cruzaram com o destino da Cajamar NET.

A Cajamar NET faz parte da história da cidade de Cajamar. Ainda existe guardado para um projeto futuro o acervo com mais de 35 mil notícias escritas entre 24/05/2003 à 13/06/2016, quando a Cajamar NET encerrou as atividades como portal de notícias e passou a se dedicar unicamente ao desenvolvimento de sistemas para seus clientes.